3 maneiras de preparar sua igreja para o fim de ano

Faltando apenas 5 semanas para o fim de ano, muitas pessoas começaram a receber suas datas do período de férias iniciando seu planejamento para esse momento de festividade e descanso. Com isso em mente gostaria de perguntar para os líderes, pastores e membros da parte administrativa de um ministério:

Você está preparado para o impacto do período de férias na sua igreja?

Nesse período muitas pessoas planejam viajar, o que pode deixar a igreja com um número de pessoas reduzido, tanto membros quanto líderes, causando um desfalque muito grande na igreja. Caso não haja um preparo prévio, o fluxo de cultos e atividades do ministério pode ser prejudicado, e imagine o quão frustrante seria organizar uma programação mas não ter a participação de ninguém, por exemplo.

Queremos te ajudar a evitar essas situações, pois sabemos o quão importante é motivar os membros e líderes a participarem da agenda de eventos da igreja, principalmente nesse momento onde as pessoas ficam mais abertas a ouvir a palavra do Senhor e seguir seus ensinamentos. Por isso separamos 4 maneiras de se preparar para o período de férias e de fim de ano, confira a seguir:

 

1 - Confira o andamento do planejamento

Se a liderança ainda não se reuniu para conferir o andamento do planejamento de atividades do mês, a hora é agora!

É muito importante que os responsáveis por cada atividade comuniquem a sua disponibilidade, delegando a tarefa para outra pessoa com antecedência caso a data coincida com o seu período de férias. 

Nesse momento é preciso que a equipe esteja comprometida a concluir o planejamento, assim a igreja poderá continuar dentro do cronograma, mesmo que com adaptações de horários e responsáveis.

Se sua igreja ainda não tem um planejamento para o mês de dezembro / janeiro agende um momento para reunir toda a equipe e construir esse material, pois ele é essencial para organizar a gestão em períodos festivos como é o caso do fim de ano.

 

2 - Mantenha membros e líderes informados

A agenda e o cronograma de cultos, ações e eventos da sua igreja estão atualizados?

Os membros da liderança e administração do ministério devem ser os primeiros a ter conhecimento sobre a agenda da igreja para esse período, afinal é possível que muitos deles sejam os responsáveis por coordenar essas atividades. 

Com a agenda atualizada, e os líderes avisados, divulguem a agenda da igreja para a membresia, assim eles saberão a data, horário e responsáveis pelos cultos e eventos que vão acontecer no fim do ano.

 

3 - Incentive a comunhão

No período de férias, grande parte da membresia não tem como participar das atividades pois está viajando, mas isso não significa que a comunhão deve ser deixada de lado!

Isso significa que seu papel como Pastor ou líder, nesse momento, é incentivar o membro a continuar conectado a Cristo, seja através do estudo da Palavra ou congregando em grupos, ou igrejas filiais do ministério.

Se sua igreja transmite os cultos online através de um site, aplicativo, ou alguma rede social, divulgue para a membresia para que eles possam acompanhar também! 

Caso sua igreja ainda não possui um site, e um aplicativo próprio, a Prover pode ajudar! Clique aqui e saiba como transformar a comunicação da sua igreja.

 

E aí, gostou das dicas? Esperamos que seguindo essas 3 maneiras sua igreja consiga se preparar para o fim de ano de forma organizada.

 

Se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe para outras pessoas!

Fique por dentro de todas as novidades!

Assine nossa newsletter para ficar ligado em todas as novidades e atualizações
do segmento cristão.